GRATUITO E ONLINE

15 e 16 de setembro de 2021

GRATUITO E ONLINE

2021

15/09 – QUARTA-FEIRA 20h  |  MAÍRA BALDAIA

RELEASE

Maíra Baldaia é considerada uma das representantes da boa e nova safra de cantautores do Brasil. Apontada em uma seleção feita pela “Musicoteca” como uma “das incríveis mulheres que estão
chamando a atenção e modificando os “tipos” e lugares da música brasileira.” Traz, como forças motoras em suas criações, a ancestralidade afro pop mineira que carrega e o seu olhar de mulher contemporânea.

Artista multifacetada, além de seu trabalho solo, Maíra Baldaia é atriz em espetáculos de teatro musical e campanhas publicitárias, é diretora de comunicação no projeto sociocultural Meninos de Minas e integra o Grupo Tambor Mineiro, projeto idealizado pelo músico Maurício Tizumba, que é também uma das participações especiais no CD e no DVD da artista. Maíra Baldaia apresenta versatilidade e identidade no palco, trazendo para a interpretação das músicas sua experiência multifacetada.

Seus três trabalhos lançados – o EP “REMIX-SE”, o DVD “MAIS” e o CD “POENTE e outras paisagens” – estão em todas as plataformas digitais, com destaque para as faixas “Insubmissa”, “Só por um instante Remix-se” e o single “Tempoiô” que mostram a representatividade e a personalidade marcantes que Maíra Baldaia apresenta em seus arranjos, letras e videoclipes.

Baldaia é pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio de Sá), graduada em Teatro (UFMG/ Escola de Belas Artes), é formada em Música (Bituca – Universidade de Música
Popular) e em Cinema (Escola Livre de Cinema).

Quatro lançamentos em um mês: Artista inquieta e versátil, Maíra Baldaia nos brindou no final de 2020 com uma campanha de quatro lançamentos de videoclipes em seu canal no Youtube em um
mês, se reinventando em meio à pandemia e apresentando a pesquisa que estará presente em seu próximo álbum – o afro pop mineiro. Foram eles, o single “TEMPOIÔ” e as faixas “SÓ POR UM
INSTANTE REMIX-SE”, “NEGRA RIMA REMIX-SE” (com participação de Laura Sette), “POROROCA REMIX-SE” que fazem parte do EP “REMIX-SE”.

Ouça os lançamentos nas plataformas digitais (http://trato.red/remixse). Assista os quatro videoclipes e outros trabalhos anteriores no canal de Maíra Baldaia no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=iElnoRvoLJU&list=PLeocAljJCcizGgp97NsjrK6x0clqWzO6W).

“REMIX-SE” (EP/ 2020), tem direção musical de Maíra Baldaia, Débora Costa e Verônica Zanella, e traz releituras de músicas lançadas anteriormente em “POENTE e outras paisagens” (CD/ 2016) e “MAIS” (DVD/ 2018), contando com a produção musical de Débora Costa em “Só por um instante REMIX-SE” e “Pororoca REMIX-SE” e produção musical de Verônica Zanella em “Negra Rima REMIX-SE”, faixa que conta com a participação especial da rapper Laura Sette. “Tempoiô” (Single/ 2020) tem direção musical de Maíra Baldaia e Débora Costa, que é também produtora musical
da faixa, e convida os ouvintes para uma viagem atemporal embalada pela afro mineiridade, fazendo as pazes com o tempo e suas abstrações. Baldaia divide a produção executiva dos quatro lançamentos com Tainá Evaristo.

Em 2016, Maíra Baldaia lançou o seu primeiro álbum, “POENTE e outras paisagens” traz 12 faixas autorais compostas pela artista e parcerias, elogiado por nomes como a cantora Elza Soares e o maestro Jaime Alem. Os dois videoclipes lançados como destaque deste trabalho – faixas Insubmissa e Só por um instante – somam quase de 200 mil visualizações no canal da artista.

Em 2018, Maíra Baldaia lançou o DVD “MAIS”, em formatos digital e físico pela YBmusic, com show de lançamento no Itaú Cultural em São Paulo e gravação em Belo Horizonte com as participações
especiais de Titane, Maurício Tizumba, Ellen Oléria, Luedji Luna, Luiz Gabriel Lopes, Marcelo Veronez, François Muleka, Nath Rodrigues, Guilherme Ventura, Mariana Cavanellas, Héloa, Clayton
Neri e do grupo Meninos de Minas.

REMIXE-SE

Atualmente, a cantautora Maíra Baldaia trabalha na circulação e divulgação de seu terceiro trabalho, o EP “REMIX-SE” que originou show homônimo. No show “Remix-se” Maíra Baldaia leva o seu repertório ao público com um estilo singular que navega pelo afro pop mineiro e pela enunciação feminina, acompanhada de uma banda base formada somente por mulheres – as produtoras musicais e instrumentistas Débora Costa e Verônica Zanella, com as quais Baldaia divide a direção musical deste show e do EP.

O afro pop mineiro, nova pesquisa sonora do trabalho autoral da artista, está presente neste show e nos lançamentos mais recentes da artista – o EP “REMIX-SE” e o single “TEMPOIÔ” – nos quais Maíra Baldaia revisita as suas criações, construindo uma transição sonora e estética para o novo álbum que lançará em 2021.

CIRCULAÇÃO

Maíra Baldaia realizou shows em importantes eventos como o Festival Luzes da Liberdade, Festival Sarará, Festival Cantos de Beagá, Festival Águas Gerais, Festival Ziriguidum, Noites SIM São Paulo (2017, 2018 e 2019), Festival da ACERT (Tondela/ Portugal), Festival Agitágueda (Águeda/ PT), Romaria Cultural (Gouveia/ PT), Samba Fest (Hartford, Connecticut/ USA), FIT BH, Festival Samba Syndrom (Berlim/ Alemanha)Festival Chacoalha, Festival Sensacional + Sarará, o Festival IMUNE – Instante da Música Negra (SESC Palladium/ MG e Aparelha Luzia/ SP), o Festival de Inverno
de Itabira (MG), a SIAN – Semana Idea de Artes Negras, Festival Encontro de Culturas (Serpa/ PT), o SONORA – Festival Internacional de Compositoras (Lisboa/ PT e Belo Horizonte/ BR), Festival de Artes Negras de Uberlândia, entre outros.

MÍDIA

Maíra Baldaia participou de programas como Showlivre (web), Sofar Sounds Lisbon (web – Portugal), Cantoras do Brasil (Canal Brasil/ TV Globo Sat), Globo Horizonte (TV Globo Minas), Elefante Sessions (web), Sofar Sounds Belo Horizonte (web), A Hora do Improviso, Coletânea, Agenda, Brasil das Gerais e Hypershow (Rede Minas), Amora Sessions (web), Apto Sessions (web), entre outros.

O trabalho de Maíra Baldaia já foi destaque em veículos como Estado de Minas, Catraca Livre, G1, Blog do Arcanjo, Lugar de Mulher, TMDQA – Tenho Mais Discos Que Amigos, Brasileiríssimos, Sapo (Portugal), Acordes de Quinta (Portugal), Mais Brasil, O Tempo, Elcabong, Hoje em Dia, UOL, Som do Som, De Fato, Trem das Gerais, entre outros.

Realização
Produção
Apoio
Patrocinadores
Patrocinadores

Assine

Fique por dentro

Assine nossa lista de e-mails para receber novidades!